15 setembro, 2005

Um ano cheio compensações!!

Eu até estava a pensar em por um pequeno trocadilho no título, mas não me apeteceu. Este assunto e tão sério que não estou com cabeça para piadas. Estava eu a ir a minha escola para dar 0.20€ pela folha de papel que me vai controlar a vida durante os próximos 8 meses, isto é, o meu horário do meu 12º ano de escolaridade, quando dou de caras com duas "disciplinas" a mais com o nome de Cp.FEsp e Cp.FGer.
O meu primeiro pensamento foi que aquele horário foi feito por uma pessoa brincalhona e que gosta de pregar partidas aos alunos que vêem a liberdade a escapar-lhes pela mão. Mas quem diria que essa pessoa se chamava Maria do Carmo Félix da Costa Seabra, a Ministra da Educação. Meus amigos, sei que muita gente se ri do Governo, não pelo seu sentido de humor mas sim por outros motivos. Mas quem sabe, podíamos ter uma senhora que com o seu "sentido de humor" quisesse revolucionar a educação fraca e pobre que o nosso pais que o nosso país apresenta. Mas não...
Ao que parece estas certas disciplinas são na realidade Compensações de Aulas. E o que são Compensações de Aulas?
Bem...com a integração da do Artigo nº98 24/t (Kiding), em cada aula de 90 minutos são perdidos 5/10 minutos de aulas e então como os alunos ficavam tristes com esta perca de tempo o nosso amigo governo decidiu criar uma espécie de disciplina em que os alunos podem ir aproveitar o tempo desperdiçados. Não é simpático? :/
Eu sei que estas horas extras já existem a algum tempo (5º-9º), mas ninguém reclamou em público, já que tenho a certeza que muitos disseram mal sobre estas horas.
Eu já ouvi dizer que estas horas são facultativas, o que duvido um bocado já que assim ninguém vai, por isso não tem lógica. Mas como hoje em dia e difícil ver uma coisa com lógica, já não me admirava nada.
Mas como de certeza que estas horas são obrigatórias, isto é mais uma maneira de tentar subir a qualidade do ensino em Portugal, já que muitas pessoas pensam que quanto mais horas de aulas se tem, mais se aprende! Mas como e que e possível pensar dessa maneira?!?
Isto só vai fazer com que os alunos percam cada vez mais o interesse pelas aulas e os obrigue a faltar porque estão literalmente FARTOS de horários extra!
Já disse o que tinha a dizer e agradecia que todos os leitores deste blog (eu, eu e não me posso esquecer de mim) que postassem a vossa opinião sobre este assunto.

Agradecia.
Portem-se!

4 "Opinanços":

At 10:09 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

vou postar,entao, para responder ao seu pedido... Ora eu, com a minha vasta experiencia de aulas de 90 minutos que, alias, vem antes desta ministra, tive as chamadas ACREAS (actividades de complemento e reforço educativo para os alunos) que sao as tuas aulas de compensaçao...( portanto não foi esta ministra que as inventou) estas aulas serviam, como já te tinha dito, para juntar os minutos perdidos em cada disciplina na mudança de tempo de cada aula, e seriam dados 1 vez de duas em duas semanas, ou de tres em tres, consoante a disciplina... o melhor, foi que a informaçao que chegou a minha escola e que as ACREAS seriam facultativas para os alunos e obrigatorias para os professores ( o que mostrava que apenas servia para que os professores nao ganhassem o seu ordenado sem terem de fazer aqueles 5 minutos essenciais). Tinha ate uma certa lógica..os alunos iriam a essas actividades em que tirariam duvidas sobre a materia e fariam exercicios com o professor se estivessem interessados...uma especie de apoio lectivo. Ora, a maioria dos alunos tem actividades extra curriculares e, portanto, marcou-as para o espaço horario que tinha livre, incluindo o espaço "ACREA",que era facultativo... Imagine-se entao que, a meio do ano, chegou a informaçao de que estavamos errados, tinha havido uma ma leitura das "ordens", tambem chamadas "Ofícios"(os papelinhos que chegam do governo e afins aos estabelecimentos) e que as ACREAS eram obrigatórias... Foi muito interessante, como podem imaginar.... Uns grandes festins... DL

 
At 8:40 da tarde, Blogger Cantinho do Olho disse...

Olha sabes o que acho disto tudo?Uma grande palhaçada!!As aulas de 90 minutos não rendem absolutamente nada!!E digo-te porque já tive um aninho com aulas desta categoria!! Estas aulas só são boas para perder e baixar notas!!
Não posso,no entanto,deixar de ficar satisfeita com esta escolha,pois os alunos com mais um ano que eu,que passei para o 11º,que se riram de nós a pensar que se tinham livrado de aulas de 90m agora são também sujeitos a uma ditadura de atenção impossivel porque os cotas dos profs não sabem dar aulas tão longas...Por isso toca a despejar matéria a torto e a direito!!E mais...eu também tenho essa macacada das aulas de compensação...
Olha que haja paciência para aturar esta gente que tem a mania que sabe tudo...Gostava de os ver a ter aulas de 90m com alguns profs que para ai andam...Ai gostava gostava...até me ria!!!

 
At 1:35 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

1comentário que nada tem a ver com este post (até porque já o comentei), mas sim com um comentário a um comentário meu;) noutro blog... Ando a passear, porquê?! lol gosto daquele, também!Muito giro! Algum problema?!lol temos de falar...ai temos temos...;) Beijitos!

 
At 1:12 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Podemos sempre recorrer ao método tradicional e fazer um abaixo assinado imenso e depois manifestação.
=)

 

Enviar um comentário

<< Home